Financiamento de automóvel importado em DÓLAR

Nome: Ricardo

Profissão: advogado

Uma experiência no mundo financeiro

Quando bateram no meu carro, resultando perda total e recebi o cheque do seguro, a cotação do dólar era um para um. Vivíamos a fase de plano econômico de FHC, já tínhamos passado pela URV e vivíamos uma fase otimista em relação à economia. A grande novidade, aproveitando a cotação do dólar e a promessa do governo de que a o câmbio permaneceria assim, era os contratos de leasing em dólar. Aproveitei a oportunidade e, embora meus instintos dissessem ao contrário, fui a concessionária de carros alemães mais próxima da minha casa e fiz um dos famigerados contratos para comprar um carro.

O contrato era bom, e eu estava feliz, andava num carro que jamais imaginei ter chance de comprar e pagava uma prestação muito barata (corrigida em dólar, naturalmente).

O que jamais poderia imaginar é que a economia globalizada me pregaria um susto.

Uma crise na Rússia e nos chamados “Tigres Asiáticos” fez com que o valor do dólar, mantido artificialmente em valor idêntico ao real, dobrasse em poucos dias.

Na prática, a confortável prestação, se transformou um tormento, pago com enorme dificuldade. Negociação com o banco ajudou pouco, mas não solucionou meu problema. Foi uma grande lição: uma crise econômica do outro lado do mundo afetaria meu bolso!

Copyright © 2007 Alessandra Bonafé. Todos os direitos reservados