Trabalhei a vida toda como faxineira e hoje tenho uma vida tranqüila

Nome: Maria

Profissão: faxineira


Essa é a história de Maria, Maria se aposentou na empresa em que trabalho. Foram mais de 30 anos cuidando da copa da empresa, fazendo café e esquentando marmita. Na década de 70, quando a empresa começou, as condições eram péssimas, era um lugar que ninguém queria trabalhar, que pagava pouco e o pagamento do salário normalmente atrasava. As pessoas passavam por dificuldades, e muitas vezes Maria dividiu sua marmita de arroz e ovo com outros funcionários.

A empresa era na região central naquela época, mas ela morava em um bairro distante, onde só havia mato no caminho, não havia transporte urbano e era muito longe. Maria todo dia caminhava mais de 6km para chegar ao serviço. Saía muito cedo de casa e trabalhava das 6h da manhã até às 22h. A vida toda trabalhou muito, fazia muita hora extra e sempre guardou tudo que podia economizar. Toda sua poupança ficava em casa e, como dizem, era guardada em baixo do colchão. A partir dos anos 80 a empresa, como aconteceu com muitas outras empresas na época, promoveu mudanças criando planos de carreira e oferecendo benefícios aos funcionários. As condições melhoraram, porém o salário de Maria sempre foi baixo.

Maria teve 4 filhos e, para cada filho, ela ergueu uma casa. Ela construía aos poucos: primeiro levantava a parede e continuava a construção conforme ia guardando dinheiro. Da mesma forma, ela construiu 3 galpões que alugava e usava como complemento de sua renda.

Nessa época teve problemas com sua forma de guardar dinheiro, já aconteceu de no momento de pagar uma conta da construção, seu dinheiro ter sido roubado de casa. Mas isso não fez Maria mudar sua forma de poupar. Com o tempo, ela também comprou um carro e nos últimos anos de serviço na empresa, seu marido levava e buscava no serviço - em seu carro próprio.

Maria se aposentou, através de um plano de previdência oferecido pela empresa, seu salário que antes de se aposentar chegou a 1.000, com a aposentadoria passou para 1.500 como benefício de previdência privada. Quando se aposentou, Maria tinha 4 casas, 3 galpões, 1 chácara e 1 carro. O caso de Maria vale a pena ser relatado, mostra como uma pessoa que não teve educação financeira conseguiu alcançar suas metas, partir do zero e se aposentar com toda tranqüilidade.

Alessandro - Analista

Copyright © 2007 Alessandra Bonafé. Todos os direitos reservados