Caçadores de cupons

Você faz parte do grupo de "Caçadores de cupons"? Se você não conhece esse termo, ele refere-se às pessoas que ficam pesquisando sites de compra coletiva. Essa modalidade de compra permite a aquisição de serviços com descontos de até 90%. Essa venda começa a valer a partir de tantas unidades vendidas, partindo do princípio que a partir desse número vale a pena para o comerciante fazer um preço tão baixo.

Para quem compra, é um excelente negócio, os preços realmente valem a pena. O grande perigo é perder o controle das finanças. Igual a quando você vai a uma loja em liquidação e compra para "aproveitar o preço". Muita gente se encanta com os valores e, para aproveitar, compra sem pensar duas vezes. Tem também a pessoa que compra uma viagem de uma semana que vale por apenas 2 meses e esquece que não poderá ausentar-se do serviço nesse período. Tem aqueles que compram mais serviços de beleza e refeições em restaurantes do que terão tempo para usar.


 

Outro dia, uma amiga comentou que estava fazendo a planilha de gastos dela e que percebeu que as despesas com beleza e restaurante aumentaram muito desde que começou a comprar cupons. Ela imaginou que faria uma grande economia, mas devido à quantidade de compras os gastos aumentaram. Ela contou que ia ao salão uma vez por mês e, com tantas ofertas, começou a ir semanalmente e as despesas no fim do mês ficaram bem maiores. São situações em que o barato sai caro, pois além das vezes em que compram cupons que acabam não usando, algumas pessoas gastam nessas compras um valor muito superior ao que gastariam se não houvesse cupons.

Em alguns casos as pessoas encontram grandes oportunidades, que não teriam condições de pagar se não fosse dessa forma. Como um casal que sempre teve vontade de fazer determinada viagem, mas só foi possível quando anunciaram essa promoção com 70% de desconto.

Para o comerciante, o negócio pode não ser tão bom quanto parece. Imagine um serviço vendido por 50% do valor, cerca de metade deste fica de comissão para o site de compra coletiva, de forma que o estabelecimento recebe um quarto do valor que receberia normalmente pelo serviço. Quem ofereceu desconto de 90%, ficará com uma renda de apenas 5% comparando com o valor original. E no caso do comprador não descontar o cupom, muitos sites não repassam o valor pago para o comerciante.

Fernanda trabalha com estética e nunca precisou de secretária, ela mesma fazia os agendamentos. Após anunciar seu serviço em um site desses, teve que contratar uma funcionária só para atender telefone e marcar horário. A renda que recebeu foi toda para pagar a secretária. Fernanda fez 300 atendimentos sem receber nada. Ela ainda comentou "As pessoas começam a comprar cupom e não aceitam mais pagar pelo valor cheio. Só voltam aqui se tiver outra oferta. Se eu não fizer mais promoções, procuram outros estabelecimentos que tenham o cupom. Se eu fizer, só tenho prejuízo. Desde que esse tipo de compra entrou na moda, manter um negócio é cada dia mais difícil".

Caso de restaurante pode ser ainda pior, o valor recebido mal paga os ingredientes. Imagine um restaurante que cobra $100 por um prato de camarão e vinho para duas pessoas. Na compra coletiva, ele vai receber cerca de $25, se imaginar os ingredientes do prato e o serviço, não pagaria a despesa. Alguns contabilizam isso como se fosse um gasto com publicidade, outros já estão desistindo no negócio. Alguns anunciam uma única vez e ficam com a mala direta dos compradores de seus cupons - a partir daí fazem ofertas direcionadas para esse grupo. Mesmo considerando esse anúncio como investimento com marketing, o importante é fazer um cálculo realista para ver ser vale a pena ou não continuar oferecendo descontos.

Para que o negócio continue sendo excelente para quem compra é necessário o planejamento. Se você compra muitos cupons, veja as dicas dadas por alguns caçadores de cupons experientes:

  • antes de comprar, leia o regulamento e veja as condições de uso. Por exemplo, alguns restringem o uso para dia de semana, se você só puder ir de final de semana irá perdê-lo;
  • faça a compra com um calendário em mãos e as anotações de outras compras já feitas, verifique se você terá tempo para usar todas;
  • pesquise os sites que agrupam outros de compra coletiva e compare se a que você escolheu é a melhor oferta. Às vezes um mesmo hotel anuncia em diferentes sites, com preços também diferentes;
  • imprima o voucher e coloque em uma pasta só de compras coletivas;
  • separe por tipo, por exemplo: restaurante, manicure, escova, viagem, etc;
  • e para cada tipo, separe por ordem de vencimento - deixando sempre a frente os que vencem primeiro;
  • se você tiver muitos vouchers, faça uma planilha de controle e anote: tipo de serviço, estabelecimento, data de validade;
  • cada compra feita, anote na planilha de vouchers


Agora umas dicas minhas:

  • lembre de anotar esses gastos em sua planilha pessoal de gastos;
  • fique atento ao "comprar para aproveitar a promoção": faça uma simulação, dilua o gasto pelo período de validade - cuidado para não aumentar seus gastos ao invés de diminui-los


Tomando esses cuidados, você pode fazer ótimos negócios e aproveitar as oportunidades.
 

Copyright © 2007 Alessandra Bonafé. Todos os direitos reservados