Aposentadoria, do que?

Esse é o dilema de muitas pessoas. São dois pontos que pesam muito: o financeiro e o emocional.
 
A preocupação financeira se deve a redução de salário após a aposentadoria, que é normal acontecer. Para isso, nada melhor do que planejamento e um bom pé-de-meia. As dicas para organizar-se e planejar-se são as mesmas para quem está na ativa. Monte sua planilha, faça uma previsão de gastos e encare a aposentadoria como se fosse o salário de quem está na ativa. Veja se seu novo salário será suficiente. Se não for, as dicas são as mesmas: corte gastos ou consiga uma renda extra.
 
Para tanto, o melhor planejamento é aquele feito o mais cedo possível. Se você ainda não tem um, o melhor momento de começar é HOJE. Independente de sua idade, 20, 30, 40, 50 ou 60 anos, não importa, se você ainda não fez seu planejamento, comece o quanto antes.
 
Feita sua projeção, se o seu futuro salário não for suficiente, você pode optar por contratar um plano de previdência ou ainda fazer seu próprio plano, poupando e investindo suas economias mês a mês mas, nessa última opção, é necessário ter muita disciplina.
 
Outro ponto de peso para a decisão de aposentar-se é o lado psicológico. E para isso a dica é a mesma: faça um bom planejamento, pois muitas pessoas não conseguem, e não devem, ficar sem um objetivo a cumprir. Aposente-se em relação ao lado financeiro, tendo uma renda garantida e nunca em relação ao lado físico e mental.
 
Pense nas coisas que você mais gosta de fazer, reflita se você se sentirá feliz fazendo tais coisas. Não troque o seu uniforme de serviço por um pijama, troque sim por uma pá de jardinagem, uma roupa de mergulho, um curso que você queira fazer. Aprenda coisas novas, ocupe seu tempo, divirta-se e seja feliz!

Copyright © 2007 Alessandra Bonafé. Todos os direitos reservados