E a vida continua...

Depois da tempestade vem a calmaria e é neste momento que vemos o tamanho dos estragos.
A crise financeira ainda não chegou ao fim, mas já conseguimos ver suas consequências. O maior contraste está na comparação entre pessoas com educação financeira e as demais.

Aquele que tem essa educação financeira e consciência de sua importância, no que dependia de si, não se deixou afetar pela crise ou de forma significativa, pelo contrário, alguns encontraram nesses momentos as melhores oportunidades.
Quem não tinha noção do que significava aprender a ter e estar com a saúde financeira em dia, afundou-se ainda mais, continuando a fazer dívidas, entrando em maus negócios.
É comum vermos como departamentos de RH de empresas relatam os mesmos tipos de problema: crédito consignado, maior taxa de endividamento, aumento de acidentes de trabalho, baixa motivação e produtividade caindo, isso sem falar nos extremos casos de apreensão de automóvel de colaborador na garagem da empresa por falta de pagamento do financiamento. Os relatos são os mesmos para qualquer porte de empresa, pequenas, médias ou grandes, não escapam das consequências do mau uso do dinheiro.

A educação financeira é o primeiro passo para o equilíbrio no orçamento, com o balanço em dia assume-se menos dívidas, resultando no consumo consciente. Os reflexos no trabalho e na família são diretos, uma pessoa descontrolada financeiramente não consegue dar o melhor de si em seu trabalho e o convívio familiar também é afetado, gerando conflitos no serviço e em casa.

Um programa de Educação Financeira na empresa proporciona uma reflexão positiva dos colaboradores no trato com o dinheiro, melhorando não só a sua saúde física e financeira, mas também refletindo na empresa que provê sua renda.

Um trabalho sério e consciente envolvendo colaborador e empresa tem resultado direto na vida da pessoa e no ambiente de trabalho. Empresas e pessoas que focam nessa parceria sobrevivem melhor em tempos de crise.

A pessoa que sabe lidar com os próprios recursos, saberá usar os recursos da empresa.

Copyright © 2007 Alessandra Bonafé. Todos os direitos reservados