Revista Staff - Dezembro de 2008

Saindo da Crise

 

Você tem ouvido muito a palavra "crise"? Isso lhe assusta de alguma forma? Você sente temor ou intimidação a cada vez que a TV ou os jornais falam sobre o assunto? Então escute um pouco mais...Crise do petróleo, crise política, crise pela alta da inflação, crise de moralidade etc, etc. Isso sem falar nas crises pessoais, do tipo crise do casamento, crise existencial e muitas outras.

Sabe por que a mídia fala tanto de crise? Justamente porque ela vive da sua audiência. Ou seja, se você não ficasse tão interessado em saber a situação da crise hoje, ela inventaria um outro tema para cativar a sua atenção. Aliás, a sua e dos milhões de pessoas que, como você, recebem as notícias sem se dar conta do que há por trás delas. Eu mesma às vezes me surpreendo sendo conduzida pelos meios de comunicação e fazendo parte daquilo que alguns especialistas andam chamando de "efeito manada".

O "efeito manada" é uma espécie de fenômeno de "maria-vai-com-as-outras", ou seja, a gente faz coisas que não precisa fazer, apenas porque alguém fez. Se a gente fica sabendo, então, de duas ou mais pessoas que fizeram, torna-se praticamente inevitável segui-las. E acabamos fazendo, ingenuamente, parte da manada.

Quer uma dica? Relaxe e não se deixe contaminar pelas notícias! Alguém contaminado é alguém que deixou sua mente ser aprisionada. Pior que isso, é alguém que certamente se converteu em um contaminador em potencial e que só se satisfará quando todos fizerem parte de sua manada.

Ao não se deixar contaminar você estará dando o primeiro passo para analisar a situação com calma e ponderação e, dessa forma, optar pelos melhores caminhos. Leia notícias de jornalistas respeitados. Se você tiver que se deixar guiar por alguém, que seja por eles!

Quer uma segunda dica? Seja otimista! Tenha pensamentos positivos e atitudes pró-ativas. Isso vai ajudá-lo a enfrentar qualquer crise, seja real ou fictícia, e seu emocional agradecerá.

Essas duas dicas farão com que você fique definitivamente blindado contra o terrorismo midiático e você terá paz e tranquilidade para se sair bem em qualquer situação.

A crise financeira que querem inocular em você só existirá à medida que haja uma manada que acredite nela. Se você agir como agiria numa economia normal, evitando endividamento e aplicando o seu dinheiro em investimentos seguros, nenhuma crise poderá atingir você, não importa o que a mídia fale. Melhor que isso: os que fazem parte da manada, consumidos pelo medo, acabarão criando para você enormes oportunidades de ganhos extras.

Boa sorte!

Alessandra Bonafé

Copyright © 2007 Alessandra Bonafé. Todos os direitos reservados